A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, manifestou a vontade de ver massificadas as relações de amizade e cooperação bilateral entre os Parlamentos de Moçambique, de Maurícias e de Noruega.

A informação foi tornada pública na manhã desta sexta-feira (14), aquando do encontro que a Presidente da Assembleia da República manteve, em separado, com o Alto-Comissário da República das Maurícias, Jean François Chaumière, e com o Embaixador do Reino da Noruega, Haakon Gram-Johanessen.

De acordo com o Porta-voz da Assembleia da República, Oriel Chemane, a PAR manifestou a vontade de massificar as relações de amizade e cooperação entre Moçambique, Maurícias e Noruega devido a vasta experiência que estes países possuem em várias áreas, com destaque na área parlamentar e, “valendo-se da experiência que estes países têm, a cooperação parlamentar pode ser materializada através da assinatura de memorandos de entendimento entre Moçambique e os parlamentos destes países”.

Na ocasião, o Alto-Comissário da República das Maurícias, Jean François Chaumière, “Moçambique e Maurícias são dois países que estão presentes em várias organizações internacionais e regionais, e a cooperação entre esses dois países vai permitir que os deputados troquem experiências, impressões e tirem proveito não somente nessas organizações, mas também, em muitas áreas de desenvolvimento”, disse Jean François Chaumière.

Para Jean François Chaumière é importante que estas relações sejam fortificadas com vista a debater ideias e encontrar soluções de benefício mútuo.

Por seu turno, o Embaixador do Reino da Noruega Haakon Gram-Johanessen, mostrou-se satisfeito com a ideia de fortificar os laços de amizade e cooperação entre os Parlamentos de Moçambique e o da Noruega, e acrescentou ainda que “olhamos para esta cooperação com muita espectativa e faremos que estiver ao nosso alcance para a materializar esta parceria”.