A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, manifestou a vontade de ver viabilizados os programas de governação e cooperação entre os parlamentos de Moçambique e da República Unida da Tanzânia.

A informação foi partilhada na manhã desta quinta-feira (22), aquando da visita de cortesia da Presidente da República Unida da Tanzânia Samia Suluhu Hassan, à sede do parlamento moçambicano.

De acordo com a Presidente da Assembleia da República, “Moçambique e Tanzânia são dois países irmãos e é necessário que fortifiquem os laços de amizade e cooperação”.

“Os dois parlamentos devem dinamizar todos os programas de governação”, disse a PAR que em seguida enalteceu os esforços feitos por parte da Presidente da República Unida da Tanzânia em prol do firmamento dos laços de amizade e cooperação entre os dois parlamentos.

Por seu turno, a Estadista Tanzaniana afirmou que “há várias áreas de cooperação em que os dois países e em especial os dois parlamentos podem explorar, pois só os parlamentos podem fazer com que os instrumentos de cooperação entre os dois países sejam ratificados.

“São os parlamentos que aprovam os memorandos, os orçamentos e vários programas de cooperação”., disse Samia Suluhu Hassan sublinhando que é sua vontade ver melhoradas as relações de cooperação entre os dois países.

Refira-se que a Presidente tanzaniana se encontra em Moçambique para uma vista de Estado que serve, dentre vários aspectos, para o estreitamento de relações de cooperação e amizade entre os dois países.