A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, manifestou o interesse em ver, cada vez mais, fortalecidas as relações de cooperação bilateral entre Moçambique e Líbia, incluindo a área parlamentar.

O desejo foi manifestado, na manhã desta terça-feira (20), após uma audiência que concedeu ao Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Líbia acreditado na República de Moçambique, Saleh Mohammed Al Bouishy, por ocasião da apresentação das suas cartas credenciais.

De acordo com o porta-voz da PAR, Oriel Chemane, “esperamos que deste encontro surja uma imediata aproximação entre os dois parlamentos através de um instrumento de cooperação bilateral”.

Chemane acrescentou que esta aproximação pode se efectivar através da assinatura de um memorando de entendimento, troca de delegações e outras formas de relacionamento.

Por sua vez, o Embaixador da Líbia enalteceu a prontidão da PAR em querer estabelecer um elo entre os dois parlamentos. O diplomata acrescentou que tudo fará para concretizar os objectivos dos dois parlamentos.

Ainda de acordo com Al Bouishy, “a Líbia está empenhada para que haja comunicação entre a Assembleia da República e a Câmara dos Representantes Líbios, porque a Assembleia da República é uma peça fundamental para a concretização dos objectivos comuns dos dois países”.