A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, manifestou, esta sexta-feira, dia 22, na sede do Parlamento, em Maputo, o desejo de ver incrementadas as relações de cooperação parlamentar entre a Republica de Mocambique e do Estado do Israel, através da assinatura de um Memorando.

Falando durante a audiência de cortesia que concedeu ao novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Estado do Israel designado para a República de Moçambique, Shimon Solomon, a PAR enalteceu o apoio concedido por Israel para a eleição de Moçambique a Membro Não-Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

PAR e o Embaixador de Israel durante a audiência

Na ocasião, a PAR felicitou ao Embaixador pela sua nomeação como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Estado de Israel na República de Moçambique.

Por seu turno, o Diplomata israelita agradeceu o momento de interação que lhe foi concedido pela PAR e prometeu levar juto das autoridades parlamentares do seu Pais o interesse manifestado pela Presidente do Parlamento moçambicano.

Solomon informou a PAR que o seu Pais quer alargar as áreas de cooperação com Moçambique, com destaque para as de Agricultura e Saúde.

Shimon Solomon e 8 Embaixador do Estado do Israel a ser acreditado na República de Moçambique e vai substituir o Embaixador Oren Rozenblat, que terminou a sua missão de serviço em Novembro de 2021.

O Diplomata e actualmente Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Estado de Israel na República de Angola e desempenhou vários cargos ligados ao sector da educação no seu País.