O Gabinete da Juventude Parlamentar (GJP), no âmbito das jornadas parlamentares, trabalha, desde esta segunda-feira (18), na Cidade de Maputo para, dentre vários aspectos, fiscalizar a implementação e cumprimento da legislação que aborda assuntos da juventude, bem como interagir com os jovens organizados em associações.

Com efeito, os jovens deputados reuniram-se, em encontros separados de cortesia, com o Presidente do Conselho Autárquico de Maputo e com o Secretario de Estado, Eneias da Conceição Comiche e Vicente Joaquim, respectivamente.

Ainda na capital moçambicana e no prosseguimento da sua jornada parlamentar, os jovens deputados visitaram o estabelecimento penitenciário da cidade de Maputo, onde interagiram com jovens reclusos sobre diversos aspectos incluindo a sua situação de reclusão.

Na ocasião os deputados ficaram a saber que os jovens em situação de reclusão clamam de precaridade de condições devido a superlotação do estabelecimento penitenciário, a existência de alguns jovens cujas penas preventivas já expiraram os prazos, mas continuam presos, bem como a necessidade de terem cursos de capacitação em primeiros socorros para intervenções básicas em caso de doenças e outras enfermidades.

Nesta terça-feira, os jovens deputados vão trabalhar no distrito municipal de Ka Tembe onde deverão interagir com as autoridades locais e os conselhos distritais de juventude, no âmbito do associativismo juvenis e associações juvenis.

Recorde-se que na semana passada, o GJP trabalhou na Província de Tete onde escalou os Distrito de Cahora Bassa, Magoe, Marávia e Chifunde, bem como a Cidade de Tete.

No Distrito de Chifunde, os jovens daquele ponto do país solicitaram apoio dos deputados do GJP na sensibilizar do governo central para descentralizar o Fundo de Apoio a Iniciativa Juvenil (FAIJ) para que possa abranger todas a todos os jovens que têm ideias empreendedoras com vista ao desenvolvimento do distrito.

Na óptica dos jovens do distrito de Chifunde, este fundo deveria ser gerido pelos conselhos distritais da juventude que melhor conhecem as dificuldades e os reais projectos que os jovens do distrito têm ao invés de serem geridos a nível central. A delegação do GJP é encabeçada pela respectiva Presidente, Olívia Matavele, e integra os deputados Nunes Antege, Albertina Lino, Cernilde Muchanga e Mércia Viriato.