A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, enalteceu, esta segunda-feira, dia 04 de Julho, na sede do Parlamento, o apoio dado pelos países membros da União Interparlamentar ﴾UIP﴿, para que Moçambique fosse eleito Membro não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Falando durante o encontro que manteve com o Presidente da UIP, Duarte Rogério Matos Ventura Pacheco, que se encontra no País para uma visita de 03 dias, a PAR agradeceu o apoio multiforme que esta organização tem disponibilizado para Moçambique.

Na ocasião, a PAR manifestou, com o apoio da UIP, o interesse de ver o Parlamento que dirige cada vez mais forte, sobretudo, no que concerne a capacitação dos seus funcionários nas áreas legislativa.

Por seu turno, Duarte Pacheco, começou por agradecer o convite que lhe foi formulado pela PAR, bem como pelo apoio que Moçambique deu para a sua eleição como Presidente da União Interparlamentar.

Em resposta a manifestação da PAR, quanto ao apoio da UIP, Pacheco garantiu que a instituição vai continuar a trabalhar com o Parlamento moçambicano, bastando para tal, que a Assembleia da República elenque as áreas necessárias para o efeito.

Na terça-feira, dia 05, o Presidente da UIP e comitiva deslocam-se a Província de Nampula para visitar o Centro de Acolhimento dos Deslocados e Vítimas do terrorismo e manter encontros com o Secretário de Estado e o Governador de Nampula.

Com uma duração de 04 dias, a visita do Presidente da União Interpamentar termina na quinta-feira, dia 07, e tem em vista o reforço da cooperação, particularmente na troca de experiências e de boas práticas entre as duas instituições parlamentares, assim como assuntos candentes a nível internacional.