A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperanca Laurinda Francisco Nhiuane Bias, disse, esta terca-feira, em Midrand, República da África do Sul, esperar que a IV Seessao Ordinaria da V Legislatura do Parlamento Pan Africano (PPA), que hoje teve seu início, corra com normalidade e a sua agenda seja cumprida.

“Estamos lembrados que, extactamente há um ano, houve a Sessão que tinha os mesmos objectivos que esta Sessão, que é de proceder a eleição dos órgãos do PPA e, infelizmente, por falta de entendimento, isso não acontenceu, frisou a PAR, acrescentando que “é nossa expectativa que o  trabalho que foi feito ao longo deste tempo possa permitir que, durante esta Sessão, tenhamos os órgãos eleitos e que o PPA possa cumprir com a sua missão de  ter uma África Unida, com Uma única Voz e que possamos contribuir para a Agenda 2063”.

Para a PAR, Moçambique está esperançado para a eleição do seu Candidado da Região, que é o Deputado Aires Bonifácio Baptista Ali, e está a trabalhar para garantir este objectivo para liderar o Grupo da África Austral no Parlamento Pan-Africano.

Falando da rotatividade, a PAR disse acreditar que este princípio seja observado nesta Sessao: ‘’até porque os Chefes de Estado africanos reafirmaram, mais uma vez, o princípio da rotatividade”.

“O Parlamento Pan-Africano é um órgão da União Africana e dentro dele há o princípio da rotatividade, por isso que faz todo o sentido que em todos os órgãos da União Africana este princípio seja respeitado’’, frisou.

A IV Sessão ordinária do PPA que hoje tem o seu início, termina no próximo sábado, dia 02 de Julho e nela Mocambique faz-se representar pelo Grupo Nacional Junto do PPA que, para além da PAR, integra os Deputados Aires Bonifácio Baptista Ali, Damião José, António Joaquim Mainato e Andre Joaquim Magibiri.