
A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Bias, enalteceu, esta terça-feira, dia 21, em Hanoi, as boas relações político-diplomáticas existentes entre Moçambique e o Vietname, que datam dos tempos da luta armada.
Falando na sede da VIETTEL, no prosseguimento da visita oficial àquele país asiático, a PAR disse que os dois países cooperam em diversas áreas, tais como agricultura, educação, saúde, telecomunicações, sendo prova disso a MOVITEL.
Na ocasião, a Presidente Bias manifestou a vontade política de ver dinamizadas as relações de cooperação entre os dois países.
Na sua breve intervenção, a PAR sublinhou a necessidade do aproveitamento das trocas comerciais e empresariais para explorar as potencialidades existentes entre os dois países.
Num outro desenvolvimento, a Presidente da Assembleia da República referiu-se dos investimentos da VIETTEL em Moçambique que, segundo Ela, contribuem para o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações.
Saudou a MOVITEL pela celebração, no passado mês de Maio, do seu décimo aniversário.
A PAR destacou as acções da Movitel na implantação de programas socias visando a melhoria de vida das populações, a saber, na educação, saúde, apoio ao acesso gratuito de internet nas escolas, apoio às pessoas afectadas pelo ciclone Idai e cheias, bem como da linha verde para o Ministério da Saúde durante a pandemia.
Por seu turno, o Coronel Tao Duc Thang, agradeceu a visita da PAR à Vietname, e a sede da empresa de que é Director Geral, tendo prometido, na ocasião, que Viettel vai continuar a investir em Moçambique.
Entretanto, a MOVITEL que acompanhou o encontro em formato virtual, comprometeu-se a expandir a sua cobertura e serviços em Moçambique com qualidade e colaborar com a Assembleia da República no processo de digitalização.
Ainda hoje, a PAR foi recebida, para um encontro de cortesia, pelo Primeiro Ministro de Vietname, Pham Minh Chinh; visitou à sede da comissão nacional de resposta à calamidades e desastres, e participou no encontro da Câmara de Comércio e Indústria do Vietname.