A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, reiterou, esta terça-feira (05), na sede do Parlamento, em Maputo, o apoio de Moçambique a candidatura do deputado zimbabweano, Fortune Zephania Charunbira, ao cargo de presidente do Parlamento Pan-Africano (PPA), cujas eleições estão previstas para o ano em curso, na vizinha África do Sul.

Falando no encontro de cortesia que manteve com o Presidente da República do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, a PAR agradeceu o apoio multiforme que aquele País tem dado a Moçambique.

Durante a audiência, os dois dirigentes falaram da situação política e económica, bem como das relações entre os parlamentos dos dois países e manifestaram o interesse de ver o relacionamento entre as duas assembleias nacionais mais reforçadas, através da troca de experiências e boas práticas dos seus deputados e funcionários.

Por seu turno, o Presidente do Zimbabwe agradeceu o momento que lhe foi concedido e informou a Presidente do Parlamento moçambicano que o seu País apoia a candidatura de Moçambique a Membro Não-Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, 2023/2024.

Mnangagwa, que se encontra no País para uma visita de Estado de três dias a convite do seu homólogo, Filipe Jacinto Nyusi, disse que Zimbabwe, tal como outros países da região Austral de África, vai continuar a poiar Moçambique na luta contra o terrorismo que assola alguns pontos das províncias de Cabo Delgado e Niassa.