MAPUTO, 29 DE MARÇO DE 2026 – A Presidente da Assembleia da República, Margarida Adamugi Talapa, efectuam uma Visita Oficial à Federação Russa, de 30 de Março a 03 de Abril de 2026, a convite da Presidente do Conselho de Federação da Assembleia Federal da Federação Russa, Valentina Matvienko.

A visita enquadra-se no âmbito do aprofundamento da cooperação entre os Parlamentos moçambicano e russo, e reforçar os laços de amizade e solidariedade entre os Povos dos dois países.
Durante a visita, a Presidente da Assembleia da República irá manter conversações oficiais com a sua homóloga, Valentina Matvienko, com o Vice-Presidente da Duma Estatal da Federação Russa, Vladislav Volodin, e discursar na 609ª Sessão Plenária do Conselho de Federação da Assembleia Federal da Federação Russa. Estão, igualmente, previstas visitas a empreendimentos económicos estratégicos e monumentos históricos.

Neste visita Oficial à Federação Russa, a Presidente da Assembleia da República é acompanhada pelos Chefes das quatro Bancadas Parlamentares, Presidente da Comissão das Relações Internacionais, Cooperação e Comunidades, Secretário-Geral e funcionários do Secretariado-Geral.
A Assembleia da República de Moçambique e o Conselho de Federação da Assembleia Federal da Federação Russa assinaram em Maio de 2022, em Maputo, um Acordo de Cooperação Interparlamentar, que preconiza a troca de delegações a diferentes níveis; acções de formação e capacitação de funcionários parlamentares em diversas áreas; troca de experiência sobre modernização parlamentar, incluindo a digitalização dos processos legislativos; concertação de posições nos diferentes fóruns onde os dois parlamentos fazer parte; e dinamização das Ligas de Amizade existentes entre os dois parlamentos.(GIAR)