A Presidente da Assembleia da República, Margarida Adamugi Talapa, realiza, de 21 a 24 de Maio de 2025, uma visita de trabalho à Federação Russa, a convite da sua homóloga Valentina Matvienko, Presidente do Conselho da Federação da Rússia, para participar no XI Congresso Ecológico Internacional de Nevsky, São Petersburgo, subordinado ao tema “Planeta Terra – vivendo em harmonia com a natureza”.
Neste Fórum, a Presidente da Assembleia da República irá partilhar experiências da participação das mulheres moçambicanas, como agentes centrais na gestão dos recursos naturais e na protecção dos ecossistemas.
No âmbito da cooperação interparlamentar Moçambique/Rússia, Margarida Adamugi Talapa tem encontro agendado com a sua homóloga da Federação Russa, no qual passarão em revista as relações entre os órgãos legislativos dos dois países.
A Assembleia da República tem dado passos importantes na formulação e fiscalização de políticas que integram a perspectiva de género na proteção ambiental.
A Revisão da Política Nacional de Género, aprovada em 2023, incorpora objectivos específicos para o empoderamento feminino em acções climáticas e ambientais.
O Congresso Ecológico Internacional de Nevsky é uma Plataforma Parlamentar sobre questões relativas à segurança ambiental e harmonização da legislação ambiental dos Países Membros da Comunidade de Estados Independentes (CEI).
Nesta deslocação à Federação Russa, a Presidente da Assembleia da República faz-se acompanhar pelos deputados da Comissão da Agricultura, Economia e Ambiente, Assessores Parlamentares e outros quadros do Secretariado-Geral da Assembleia da República.