A Assembleia da República de Moçambique e a sua congênere da Ucrânia estão em vias de estabelecer ligas parlamentares de amizade nos órgãos legislativos dos dois países.

A intenção foi manifestada na audiência que a Presidente da Assembleia da República, Margarida Adamugi Talapa, concedeu esta segunda-feira, 12 de Maio, ao Embaixador da Ucrânia em Moçambique, Rostyslav Tronenko.

Na ocasião, a Presidente do parlamento moçambicano expressou solidariedade para com o povo ucraniano, reiterando a neutralidade do Estado moçambicano relativamente ao conflito russo-ucraniano. “Reiteramos a solidariedade de Moçambique ao povo ucraniano, bem como o desejo de que a Paz regresse rapidamente ao vosso território ucraniano. Moçambique tem expectativas que as negociações para o fim da guerra respeitem a vontade do Povo ucraniano”, vincou Margarida Talapa.

A Presidente da Assembleia da República apresentou ao diplomata ucraniano a situação política, económica e social de Moçambique, particularmente, no período pós-eleitoral. Margarida Adamugi Talapa afirmou que o executivo moçambicano tem estado a implementar iniciativas que visam, por um lado, apoiar as mulheres e jovens a melhorar as suas condições de vida e, por outro, melhorar o ambiente de negócios e promover as micro, pequenas e médias empresas.

Abordou, igualmente, aspectos relativos ao diálogo político, que sob liderança do Chefe do Estado moçambicano, Daniel Francisco Chapo, foi assinado o Compromisso Político para o Diálogo Inclusivo, transformado em Lei pela Assembleia da República, por consenso, unanimidade e aclamação.

Margarida Talapa reiterou que o Parlamento Moçambicano quer ser o espelho da pacificação da família moçambicana e, como tal, tem conseguido debater e aprovar, os principais instrumentos de governação, num ambiente de concórdia.

“Graças à interação que há entre as quatro bancadas parlamentares conseguimos aprovar os instrumentos programáticos e de governação importantes para o processo de reconstrução do País, tais como a Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE), o Programa Quinquenal do Governo (PQG), e, Sábado passado, aprovamos o Plano Econômico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para 2025”, frisou a Presidente do Parlamento.

O Embaixador da Ucrânia em Moçambique agradeceu a solidariedade da Presidente da Assembleia da República, realçando que a voz de Moçambique será um contributo internacional importante para o fim do conflito que opõe o seu país e a Rússia.

Rostyslav Tronenko manifestou vontade de alargar a cooperação para além do domínio parlamentar. “Apesar da crise causada pelo guerra, a Ucrânia está aberta a reatar a cooperação com Moçambique nas áreas sociais, como a Saúde e Educação e no sector ferroviário”, disse o diplomata.

Tal como expressou no iniciou da audiência, a Presidente da Assembleia da República, Margarida Adamugi Talapa, despediu-se do Embaixador Rostyslav Tronenko reiterando a solidariedade para com o povo ucraniano, desejando que a Paz volte a prevalecer naquele país do Leste da Europa.