A Presidente da Assembléia da República (PAR), Margarida Adamugi Talapa, enalteceu o apoio multiforme que a Índia tem dado à Moçambique em vários domínios, com maior enfoque para às áreas de saúde, educação, paz e combate ao terrorismo.
Falando esta terça-feira, dia 06, na sede do Parlamento, em Maputo, durante a audiência que concedeu ao Alto Comissário da República da Índia em Moçambique, Robert Shetkintong, Talapa fez saber que a comunidade indiana está plenamente integrada no País, dando a sua valiosa contribuição nas áreas econômicas e sociais.
Sobre a situação política, econômica e social, a Presidente do Parlamento destacou a retoma da normalidade e a materialização do Diálogo Político entre todos os signatários do Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo, sob a liderança do Presidente da República, Daniel Francisco Chapo.
Num outro desenvolvimento, a Presidente Talapa informou ao diplomata a existência de sinais positivos de recuperação econômica, resultantes da implementação de iniciativas governamentais que visam, não apenas a melhoria das condições de vida das populações, como tambem do ambiente de negócios e a dinamização das Actividades das Pequenas e Médias Empresas.
Relativamente a presente Legislatura, a Presidente do Parlamento indicou que já iniciou com a apreciação de instrumentos de governação estruturantes, como por exemplo, a Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE), um instrumento macro que orienta o processo de desenvolvimento de Moçambique nos próximos 19 anos.
“De igual modo, a presente Legislatura vai deliberar sobre a Revisão do Pacote Eleitoral e matérias sobre o aprimoramento do Processo de descentralização, resultantes dos consensos da Lei do Compromisso Político, adoptado por consenso e unanimidade pela Assembleia da República”, frisou a Presidente Talapa.
A Presidente do Parlamento manifestou, ainda, o interesse de ver reforçadas as relações entre os dois países, em particular na área parlamentar, incluindo através da troca de delegações de deputados e de funcionários.