A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, recebeu, esta quinta-feira (24), em Maputo, o Embaixador da França em Moçambique, David Izzo, com o qual passou em revista a situação política, económica e social do País.

Durante o encontro, a PAR falou, ao diplomata francês, do Papel que o Parlamento moçambicano tem desempenhado na promoção da participação da mulher nos processos de desenvolvimento do País.

A Presidente do Parlamento, na ocasião, fez referência, igualmente, aos esforços que a Assembleia da Republica tem feito no sentido de garantir a integração da mulher na sociedade, lembrando que Moçambique ratificou vários tratados sobre direitos das mulheres e aprovou várias políticas de género, em princípio assumidas pelo Governo.

Por seu turno, David Izzo agradeceu a audiência que lhe foi concedida e apresentou, a PAR, algumas intenções que o seu País e outros pretendem levar a cabo no mês da Mulher 2022 e que forma a Assembleia da República pode ser associada a tais programas. 

No encontro desta quinta-feira, o Embaixador francês fazia-se acompanhar pela Alta Comissária do Canadá em Moçambique, Caroline Mary Delany, e pela Embaixadora da Suécia acreditada no País, Mette Matilda Sunnergren.

Ainda na manhã desta quinta-feira, na sede do Parlamento, a PAR recebeu, em audiência, o Embaixador da Indonésia em Moçambique, Herry Sudjat.

Na ocasião, a PAR agradeceu o apoio da missão diplomática da Indonésia no País na preparação da participação da delegação parlamentar moçambicana chefiada pelo Deputado e antigo-PAR, Eduardo Joaquim Mulémbwè, na 144ª Assembleia Geral da União Interparlamentar que se realizou, recentemente, em Nova Iorque.

A PAR manifestou, ao diplomata indonésio, o desejo de estreitamento das relações de cooperação a nível bilateral entre os dois parlamentos, através da troca de delegações e experiências, nos domínios político e da administração parlamentar.

Maputo, 24 de Fevereiro de 2022