Celebramos hoje, 11 de Abril, o Dia do Jornalista Moçambicano e o 47° Aniversário do Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ), que este ano tem como lema “SNJ 47 anos celebrando a coragem, compromisso e profissionalismo dos jornalistas”.
Queremos saudar e manifestar o nosso maior carinho aos profissionais da comunicação social, pelo trabalho que tem realizado de informar e educar a sociedade moçambicana, através da notícia, da reportagem e outros géneros jornalísticos.
Com a vossa voz, escrita e imagens, unem os moçambicanos do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico e na Diáspora. Encurtam distâncias entre ouvintes, leitores, telespectadores e o lugar onde ocorrem os factos noticiosos.
Viabilizam campanhas de educação cívica, levando a população a prevenir-se das doenças, da ocorrência de eventos climáticos extremos, mas, também, ajudam a mobilizar apoios a favor dos mais necessitados.
Fiscalizam, ainda, a acção governativa, apontando falhas ou mesmo propondo soluções face aos problemas que inibem a realização do bem-estar comum.
O papel dos jornalistas coloca-os no mesmo pedestal dos poderes instituidos, chegando a ser socialmente reconhecidos como o quarto poder.
Como Parlamentares, asseguramos a disponibilidade da Assembleia da República e a vontade de ver cada vez mais aprofundada a relação com a classe, e outros grupos socio-profissionais que congregam os jornalistas.
Feliz dia do Jornalista Moçambicano, com votos de muitos sucessos.
Maputo, 11 de Abril de 2025