A Presidente da Assembleia da República (PAR), Margarida Adamugi Talapa, reiterou a disponibilidade do parlamento moçambicano de ver cada vez mais aprofundados os laços de cooperação e amizade, com a sua congénere cubana, através da troca de experiências e envio de delegações de deputados e de funcionários para capacitações sobre boas práticas.

A PAR tomou este posicionamento, esta quarta-feira (19), no seu Gabinete de trabalho, em Maputo, durante uma audiência que concedeu ao Embaixador de Cuba em Mocambique, Jorge Luís Lopez Tomo, tendo salientado Moçambique e Cuba têm uma relação histórica de amizade, irmandade e solidariedade.

Na ocasião, a PAR enalteceu o apoio multiforme que a República de Cuba tem prestado a Moçambique, a vários níveis, com destaque para os sectores de educação e saúde, sobretudo, na formação de moçambicanos em vários domínios de conhecimento.

“Temos também cooperação nos domínios económico e social e existe, hoje, um grande potencial que pode ser continuamente explorado em benefício dos nossos países e povos”, disse salientando que os dois países tem feito visitas reciprocas e partilhado experiencias nas areas de investimento e nos diversos sectores de intervenção governativa.

A PAR garantiu, igualmente, ao diplomata que “tudo faremos para a união de esforços na pacificação da família moçambicana, promovendo o diálogo e consensos necessários”.

Refira-se que a cooperação bilateral entre os dois Países data de 1975, e centra-se, fundamentalmente, na prestação de assistência técnica especializada em vários sectores socioeconómicos e na concessão de bolsas de estudo para formação em Cuba, embora tenha conhecido um acentuado decréscimo nos últimos anos.

Por seu turno, Embaixador cubano, Jorge Luís Lopes Tormo, reafirmou o compromisso do seu país em continuar a apoiar Moçambique em áreas cruciais como saúde e educação, bem como no apoio aos novos deputados da Assembleia da República.

“Somos países irmãos e muito amigos e, este ano, celebramos 50 anos de relações fortalecidas”, disse o diplomata salientando que está satisfeito pela visita que efectuou à Presidente da Assembleia da República.

No encontro, o Embaixador cubano em Mocambique apresentou os seus cumprimentos à Presidente da Assembleia da República, pela eleição ao cargo e manifestou, igualmente, a abertura do seu pais para uma cooperação mais profícua entre os dois povos e parlamentos, mediante a troca de delegações e experiências.