A Presidente da Assembleia da República (PAR), Margarida Adamugi Talapa, recebeu, esta quinta-feira (06), em audiência de cortesia, no seu Gabinete de Trabalho, em Maputo, a Representante da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) em Moçambique, Marie Laetitia Kayisire.
Durante o encontro, a PAR enalteceu o trabalho que a ONU Mulheres tem desenvolvido no Mundo e em África, especialmente em Moçambique, no âmbito da Agenda das Nações Unidas sobre Igualdade de Gênero e de Empoderamento das Mulheres, visando o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
Num outro desenvolvimento, a PAR disse que, ao nível do Parlamento moçambicano, a participação da mulher também tem estado a crescer ao longo das legislaturas.
Por seu turno, a Represente da ONU Mulher em Moçambique garantiu que a organização que dirige vai continuar a apoiar a Assembleia da República no que tange à melhoria na produção legislativa no País, com particularidade enfoque às leis em prol da mulher e igualdade do género.
A nível do Parlamento, a ONU Mulheres tem trabalhado com o Gabinete da Mulher Parlamentar e com a Comissão dos Assuntos Sociais, do Gênero, Tecnologia e Comunicação Social na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento da participação feminina na política, bem como em estratégias que impulsionam políticas públicas voltadas para os direitos das mulheres, a equidade de gênero e o combate à violência política de gênero.
A ONU Mulheres é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que promove a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, tendo como objectivos, entre outros, reduzir as desigualdades de género na educação, promover a participação das mulheres na paz e segurança, combater a violência baseada no género, garantir igualdade de oportunidades para mulheres e raparigas, fortalecer as lideranças femininas e criar oportunidades socioeconômicas para as comunidades mais vulneráveis.