A Presidente da Assembleia da República (PAR), Margarida Adamugi Talapa, reiterou que o Povo moçambicano reconhece a contribuição imprescindível e multiforme que a União Europeia (UE) tem dado ao longo de anos à Moçambique no âmbito económico e social.

Falando, esta quinta-feira (30), no seu Gabinete de Trabalho, em Maputo, durante uma audiência de cortesia que concedeu a Eurodeputada e Chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia, Laura Ballarin, a PAR realçou que “é do nosso interesse continuar a manter uma cooperação estratégica com a UE e sobretudo com o Parlamento Europeu com vista ao reforço das relações existentes, com destaque para a capacitação dos deputados e funcionários, bem como a modernização nossa instituição”.

Num outro passo da sua intervenção, a PAR referiu que a crise pós-eleitoral em Moçambique gerou violência e destruição de bens públicos e privados, vandalização de estabelecimentos comerciais, mortes e intranquilidade na sociedade.

“Hoje, mais do que nunca, devemos todos juntar sinergias para a pacificação e reconciliação dos moçambicanos”, afirmou Talapa, acrescentando que “como parlamento, tudo faremos para a união de esforços com vista a pacificação da Família moçambicana”.

Para a PAR há necessidade de se contribuir para a geração de consensos em prol da estabilidade e harmonia social e o desejo é que o Parlamento seja o exemplo para a sociedade moçambicana.

O encontro de cortesia serviu, igualmente, para a Eurodeputada proceder à entrega do relatório daquela organização continental sobre as Eleições Gerais e das Assembleias Provinciais que a República de Moçambique realizou em Outubro de 2024.

Ainda esta quinta-feira, a PAR recebeu, em audiência de cortesia, o Embaixador do Estado da Líbia acreditado no País, Saleh M. ElbuaIshi, num encontro em que o diplomata transmitiu felicitações daquele país pela sua eleição ao cargo de Presidente da Assembleia da República de Moçambique.

Foto: troca de Presentes entre a PAR, Margarida Talapa, e o Embaixador da Libia, Saleh M. ElbuaIshi

Durante o encontro, Talapa e ElbuaIshi abordaram vários assuntos de interesse bilateral, tendo o diplomata manifestado o interesse de ver estabelecidas e aprofundadas as relações de cooperação entre os parlamentos dos dois países e povos.