A Presidente da Assembleia da República (PAR), Margarida Adamugi Talapa, instou ao grupo dos deputados da RENAMO e do MDM, a contribuir com todas as suas energias para a pacificação da sociedade moçambicana para que esta possa se orgulhar da independência nacional, da soberania, da unidade nacional, da justiça e da democracia.
Falando esta quarta-feira (29), na sede do Parlamento moçambicano, em Maputo, durante o acto de posse daquele grupo, Talapa disse que “todos somos chamados a exortar aos nossos compatriotas para exercerem os seus direitos sem afectar os direitos dos seus semelhantes”.
“A nossa forma de ser e estar deve ser exemplo”, disse a PAR ajuntando que se espera, igualmente, dos deputados da Assembleia da República o respeito pelo decoro parlamentar.
Foto: Presidente do Parlamento e os deputados da Renamo e MDM ora empossados
Para Talapa, a Assembleia da República deve ser a digna representante de todos os moçambicanos, independentemente da cor, raça, sexo, origem étnica, lugar de nascimento, estado civil dos pais, profissão ou opção politica.
“Por isso, felicito-vos por este gesto democrático de tomada de posse, cumprindo o mandato que apenas é vosso para o qual vos desejo êxitos e muita colaboração”, disse a PAR.
Em seguida, Talapa explicou que a Assembleia da República é a casa de excelência do debate político para a geração de consensos e para uma convivência harmoniosa, respeitando as diversidades, em particular, a partidária.
Na cerimónia desta quarta-feira, foram empossados 27 deputados da RENAMO e sete do MDM, num acto testemunhado pelos chefes das Bancadas Parlamentares da FRELIMO e do PODEMOS.