Os deputados eleitos para a X Legislatura da Assembleia da Republica, saídos das eleições gerais e das Assembleias Provinciais, de 9 de outubro de 2024, tomaram posse, esta segunda-feira (13 de janeiro), na cede do Parlamento moçambicano, em Maputo, numa cerimónia solene orientada pelo Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi.

Na ocasião, os 210 deputados presentes na cerimónia solene, na voz do deputado mais velho, Eneas da Conceição Comiche, juraram por sua honra e em uníssono servir fielmente à pátria e o Estado moçambicano, dedicar todas as suas energias à causa do povo, respeitar a constituição e as leis, no exercício do seu mandato de Deputado.

Ainda na sessão solene de investidura dos deputados da Assembleia da República, foi eleita com 169 votos, equivalentes a 80,5 por cento, a cidadã Margarida Adamugi Talapa, para o cargo de Presidente da Assembleia da República em substituição da Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, que dirigiu os destinos do parlamento moçambicano na IX Legislatura.

Para a sua eleição Margarida Talapa concorria com os deputados Carlos Tembe e Fernando Tome Jone ambos do Partido PODEMOS que obtiveram, respectivamente, 32 a e sete (7Vostos) correspondentes a 15,2 por cento e 3,3 pore cento.

Refira-se que não se fizeram presente à cerimónia solene de tomada de Posse os deputados eleitos pelos partidos RENAMO e MDM.