Um grupo de 16 funcionários dos Secretariados Técnicos das Assembleias Provinciais (APs) de Maputo e Gaza realiza, a partir desta segunda-feira, dia 25, uma visita de estudo à sede da Assembleia da República (AR), em Maputo, com vista a troca de conhecimentos e experiências na área legislativa com funcionários do parlamento.

Este intercâmbio visa ainda servir de oportunidade para estreitar os laços institucionais e entender o funcionamento da estrutura legislativa do parlamento moçambicano, bem como aprimorar conhecimentos sobre as boas práticas no processo legislativo.

O grupo vai, durante dois dias, debruçar-se sobre vários temas inerentes a organização e a estrutura dos trabalhos parlamentares, o papel das comissões parlamentares, o funcionamento da bancadas parlamentares, o funcionamento do apoio ao parlamento e a importância da participação cidadão, entre outos.

A acção insere-se no âmbito dos preparativos da investidura de deputados eleitos nas eleições de 9 de Outubro do presente ano, a ter lugar em Janeiro próximo, e é vista como uma oportunidade de aprender novas práticas de gestão e organização parlamentar que poderão ser adaptadas e implementadas nas APs.