A Bancada Parlamentar da FRELIMO enaltece as acções do Governo visando a adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas em particular a 2 a Conferência Internacional Crescendo Azul, realizada em Vilanculos sob o lema Investir na Saúde dos Oceanos é Investir no Futuro do Planeta”.

Intervindo na sexta-feira passada, dia 17, durante a Sessão Solene de Encerramento da IV Sessão Ordinária da Assembleia da República da IX Legislatura, a Vice-Chefe da Bancada Parlamentar da FRELIMO, Lucinda Bela das Dores Impitule Malema disse que “foi uma oportunidade que serviu para o Governo junto dos parceiros reflectir sobre o estágio regional da utilização sustentável dos oceanos, visando a maximização do seu potencial, particularmente o Ordenamento do Espaço Marítimo, no âmbito da Economia Azul”.

De acordo com Malema, não existe hoje nenhum país imune aos efeitos nefastos das mudanças climáticas sendo disso exemplo a recente vaga de tornados que fustigaram a costa sudoeste dos Estados Unidos da América, deixando um rasto de destruição e dezenas de vítimas humanas. “Ao Governo dos Estados Unidos da América e ao povo americano endereçamos a nossa solidariedade”.

Num outro desenvolvimento, a deputada Malema disse que a Bancada Parlamentar da FRELIMO reafirma o seu compromisso com o fortalecimento da democracia, busca da Paz efectiva e, em tornar esta casa, um espaço de debate de ideias em que o respeito, o civismo e a tolerância sejam a sua marca.

20 12 2021 Lucinda Malema

Malema disse ainda que, o presente ano termina numa altura em que a pandemia da COVID-19 continua a construir uma ameaça global e para o país em particular, que tem registado o aumento brusco dos casos de infecçoes sobretudo na Cidade e Província de Maputo.

“Para além do cumprimento rigoroso das medidas de prevenção da Covid-19, que são do domínio de todos, devemos todos assumir e divulgar a mensagem vacinar, vacinar, vacinar, respondendo à exortação do alto magistrado da Nação, Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi”, sublinhou a Bancada Parlamentar da FRELIMO.

Falando sobre o terrorismo, a deputada Malema disse que, o mesmo continua a representar uma seria ameaça à soberania nacional e aos esforços de desenvolvimento, pelo que “todos devemos intensificar a vigilância nas comunidades, cientes de que nenhum canto é imune a este fenómeno”, acrescentou a Vice-Presidente da Bancada Parlamentar da FRELIMO.

Malema destacou ainda o empenho dos parlamentares durante a sessão que hoje terminou, explicando que “em nome da Bancada Parlamentar da FRELIMO e em meu próprio, reitero o nosso profundo reconhecimento a todos os deputados, em particular aos da minha Bancada, pela entrega e dedicação demonstradas, nas Comissões especializadas, nas Bancadas e no Plenário”.

“Com o nosso trabalho, demonstramos mais uma vez o nosso compromisso e responsabilidade perante os moçambicanos de que somos mandatários nesta grandiosa missão de legislar e de fiscalizar a acção governativa”, disse a deputada, acrescentando que “aos funcionários do Secretariado Geral e das Bancadas, ao pessoal de segurança, fica o nosso reconhecimento pela vossa dedicação que permitiu a realização com sucesso da sessão que ora termina, à comunicação social e a todos quanto estiveram atentos aos trabalhos desta Magna Casa e deram o seu contributo, de diversas formas, vai o nosso agradecimento”.

SECRETARIADO GERAL
____________________________
CONHEÇA...
_______________________
COMISSÕES DE TRABALHO
____________________________
CÍRCULOS ELEITORAIS
_________________________
 
________________
Estrutura Orgânica Parlamentos do Mundo 1ª Comissão - CAC,DHL Maputo Província
Conselho Consultivo Outras Ligações 2ª Comissão - CPO Maputo Cidade
UEEFO   3ª Comissão - CAS,GTC Gaza
    4ª Comissão - CAPPL Inhambane
____________________________   5ª Comissão - CA,EA Manica
BANCADAS PARLAMENTARES   6ª Comissão - CD;SOP Sofala
FRELIMO   7ª Comissão - CRI,CC Tete
RENAMO   8ª Comissão - CP,QR Zambézia
MDM   9ª Comissão - CEP Nampula
      Niassa
      Cabo Delgado