A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Bias, enalteceu, esta terça-feira, no seu Gabinete de Trabalho, em Maputo, o esforço que as funcionárias e agentes parlamentares tem empreendido com vista ao bom desempenho do Parlamento no que concerne às suas funções Legislativa, Fiscalizadora e de Representação.

Falando durante o encontro de cortesia que manteve com um Grupo Representativo das Funcionárias e Agentes Parlamentares, encabeçado por Fátima Chauque, uma das mais velhas funcionárias do Secretariado Geral, por ocasião da celebração do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana que esta quarta-feira se assinala em todo o País, a PAR apelou para que a Funcionária Parlamentar continue a pautar pela disciplina, entrega e abnegação no trabalho.

Na ocasião, a PAR lamentou o facto de as mulheres que se encontram em locais de violência, como são os casos de Cabo Delgado, Sofala e Manica, onde os terroristas e a autoproclamada Junta Militar da Renamo atacam as populações indefesas, não poder celebrar como as outras mulheres no País.

Ainda nesta terça-feira, o Representante dos Funcionários e Agentes Parlamentares da Assembleia da República, Marcelo Caetano, exortou às funcionárias parlamentares para que estejam “na vanguarda como activistas na educação, sensibilização e mobilização contra a descriminação do género, e deste mal comum que é a COVID 19. Os heróis reconhecem-se nestes momentos adversos e cada uma de vós é heroína nesta luta global”.

Discursando num breve encontro com as funcionárias e agentes parlamentares na sede do Parlamento, Marcelo Caetano pediu as presentes para que abracem a luta contra a descriminação do género e congratulou pela sabedoria, determinação e empenho contínuo nas missões que lhes são incumbidas, enquanto funcionárias parlamentares cujos resultados são a expressão mais viva da existência real da emancipação da mulher moçambicana, em especial da mulher parlamentar.”

 

Maputo, 06 de Abril de 2021

SECRETARIADO GERAL
____________________________
CONHEÇA...
_______________________
COMISSÕES DE TRABALHO
____________________________
CÍRCULOS ELEITORAIS
_________________________
 
________________
Estrutura Orgânica Parlamentos do Mundo 1ª Comissão - CAC,DHL Maputo Província
Conselho Consultivo Outras Ligações 2ª Comissão - CPO Maputo Cidade
UEEFO   3ª Comissão - CAS,GTC Gaza
    4ª Comissão - CAPPL Inhambane
____________________________   5ª Comissão - CA,EA Manica
BANCADAS PARLAMENTARES   6ª Comissão - CD;SOP Sofala
FRELIMO   7ª Comissão - CRI,CC Tete
RENAMO   8ª Comissão - CP,QR Zambézia
MDM   9ª Comissão - CEP Nampula
      Niassa
      Cabo Delgado