A Presidente da Assembleia da República (PAR), Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, reafirmou, esta terça-feira (06), em Tóquio, Japão, a contínua vontade do povo e Governo moçambicanos em consolidar e expandir as relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois Povos e Governos, com destaque para a área econômico-empresarial.
Falando no encontro oficial que manteve com o seu homólogo da Câmara Alta (Parlamento) do Japão, Chuichi Date, a PAR apresentou a mensagem de agradecimento do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e do povo moçambicano pelo apoio multiforme que o Japão vem dando a Moçambique.
Relativamente a sua visita oficial ao Japão, a Presidente do Parlamento de Moçambique disse que a mesma vai permitir que sejam lançadas as fundações para um relacionamento mais profícuo entre as duas instituições parlamentares em benefício do aprofundamento da democracia nos dois países.
"Estamos satisfeitos com o estágio das relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois países, que se tem traduzido numa constante troca de delegações entre os dois países ", frisou a PAR.
A PAR sublinhou que, como parlamentares, "estamos dispostos a contribuir, juntamente com o Parlamento do Japão, para que haja maior investimento público e privado do Japão em Moçambique nas áreas de infra-estruturas, agricultura, energia, turismo e recursos humanos".
Por seu turno, o Presidente da Câmara Alta do Japão manifestou o interesse de ver cada vez mais reforçadas as relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois povos e países.
Segundo Date, a visita oficial da Presidente do Parlamento moçambicano ao Japão constitui um passo importante para o fortalecimento das relações existentes entre os dois povos e países.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Alta do Japão reiterou o pedido para que Moçambique apoie a candidatura daquele país asiático para acolher a Expo-2025, cuja reunião para a eleição vai acontecer em Novembro do ano em curso, na capital francesa, Paris.
Ainda nesta terça-feira, a PAR reuniu-se com o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Masahisa Sato, com o qual abordou a actual situação política e socioeconómica de Moçambique e Japão, bem como do mundo, em geral.
Durante o encontro, Sato informou a PAR que o seu país solidariza-se com as vítimas das calamidades que fustigam Moçambique e neste momento o governo japonês está sensível para direccionar o seu apoio as pessoas e infra-estruturas afectadas.
Num outro desenvolvimento, aquele governante disse que o Governo japonês vai apoiar a Agência Internacional de Cooperação Japonesa (JICA) através do envio de especialistas para a área de medicamentos e para outros sectores de índole de gestão pública.
SECRETARIADO GERAL
Estrutura Orgânica |
Conselho Consultivo |
UEEFO |
BANCADAS PARLAMENTARES
FRELIMO |
RENAMO |
MDM |
CÍRCULOS ELEITORAIS
Maputo Província Maputo Cidade Gaza Inhambane Manica Sofala Tete Zambézia Nampula Niassa Cabo Delgado |
![]() |